logo_cosemspi

CIB: Reunião pactua incentivo financeiro por registro de dose aplicada de vacinas contra a Covid-19

  Data e Hora: 12/10/2021 10:23:11

Nesta segunda-feira (11), os integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) reuniram-se na 278ª reunião do colegiado. Dentre as pautas discutidas, a proposta de repasse de financeiro para os municípios, no valor de R$1,50, por dose de vacina contra a Covid-19 aplicada e registrada pelas gestões municipais nos sistemas de informação (SI-PNI).

A proposta, aprovada pela Comissão, tem o objetivo de agilizar o registro das doses já aplicadas pelos municípios. De acordo com o Superintendente da Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, a partir da publicação da resolução serão contabilizados os dados de registro de vacina feitos pelas gestões municipais. “Uma vez aprovado em CIB, nós temos que fazer daqui para frente, porque é o registro daqui para frente que a gente pode contabilizar as informações no sistema nacional, o SI-PNI”, disse.

A Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, destacou a importância do incentivo financeiro para as redes municipais de Saúde. A cada instante nos deparamos com grupos diferenciados, como, por exemplo, agora, a etapa que já vimos fazendo da terceira dose, que, no início, não estava prevista. Então, tudo isso requer um envolvimento, esforço e logística para ser realizado”, frisou.

Na ocasião, foi apresentada a proposta de Serviço de Nefrologia no Território dos Cocais, no município de Piripiri. O Secretário Municipal de Saúde de Piripiri, Gabriel Mauriz, evidenciou o caminho percorrido para a habilitação do serviço. “Nós temos aqui, em Piripiri, toda a aparelhagem hospitalar, fizemos uma visita, enquanto CIR [Comissão Intergestores Regionais], no local apropriado, já temos os profissionais habilitados, e esse projeto é para dar suporte a toda essa região”, destacou.

A coordenadora de contratualização dos serviços de saúde da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara), Elizabeth Monteiro, enfatizou quais os passos para a habilitação do serviço. “Nós estamos seguindo o parâmetro que é: apresentando em CIR e em CIB, e só depois disso podemos passar para o passo seguinte que é a vistoria e a habilitação, esse aqui é um passo preliminar”, pontuou.

Na oportunidade, foram aprovados o Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Região Vale do Canindé; os projetos de implantação de Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializadas em Saúde Mental em Saúde Mental (AMENT) dos municípios São Francisco do Piauí, Nazaré do Piauí, Floriano, Monsenhor Hipólito, Fronteiras e Morro do Chapéu; os credenciamentos de Equipes de Saúde Bucal para os municípios de Miguel Alves, Francisco Macedo e Pio IX; a apreciação da conclusão de uma Academia de Saúde para o município de Lagoa do Sítio; e a ciência da utilização de rendimentos de recursos oriundos do Ministério da Saúde pelo município de Angical.

Ao final da reunião, deu-se ciência aos recursos provenientes de emendas parlamentares aos municípios e homologou-se a composição do Grupo Condutor do Projeto da Regionalização.