logo_cosemspi

CIB-PI extraordinária remaneja 30% das vacinas contra a dengue para a Chapada das Mangabeiras

  Data e Hora: 01/05/2024 17:46:12

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PI) pactuou, nesta terça-feira (30), o remanejamento de 30% das doses da vacina contra dengue destinadas ao Piauí para o Território da Chapada das Mangabeiras. O encontro aconteceu de forma extraordinária e reuniu o secretário de estado da saúde, Antônio Luiz Soares, e a Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI).

A princípio, a vacinação contra a dengue no Piauí estava programada para ser iniciada no Território Entre Rios. Porém, devido aos casos e óbitos ocorridos no Território Chapadas das Mangabeiras, estado e municípios reuniram-se com o Ministério da Saúde na última segunda-feira (29) com o propósito de remanejar 30% dessas vacinas à Região de Saúde mais afetada pela doença.

Definiu-se que a decisão deveria ser tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Cosems-PI com a condição de envio de até 30% do total das doses à região, e que elas sejam direcionadas ao público-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Presente na reunião, Keppler Miranda, vice-presidente do Cosems-PI e Secretário Municipal de Saúde de Bom Jesus, município que compõe a Chapada das Mangabeiras, afirmou que o envio das vacinas fortalecerá as ações já executadas no combate à dengue. “Nossa população necessita dessas vacinas. Acreditamos que, a partir daqui, conseguiremos ampliar ainda mais as estratégias trabalhadas nas Secretarias Municipais de Saúde no combate à dengue. Agradeço também a presença e o compromisso de toda a nossa Diretoria e da Sesapi que esteve conosco nesse momento”, destacou.

Sobre o período de vacinação, o secretário de estado da saúde, Antônio Luiz Soares, pontuou a importância de seguir os prazos e da segunda dose. “Já vamos começar a distribuição na próxima semana. Assim que a vacinação começar, a população precisa procurar as UBS. Vale ressaltar que os cuidados continuam, pois a vacina não imuniza imediatamente e é necessária uma segunda dose”, finalizou.