logo_cosemspi

CIB-PI aprova adesão do Piauí ao Programa Mais Acesso a Especialistas

  Data e Hora: 11/12/2024 09:57:29

Membros da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Piauí (CIB-PI), colegiado composto pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), aprovaram, nesta terça-feira (10), durante a última reunião ordinária de de 2024, a transferência de R$ 37 milhões referentes ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) aos Territórios de Saúde do Piauí.

Na reunião, foi debatida a lista de municípios executores do PMAE, o gerenciamento do Núcleo de Cuidado, o remanejamento do Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (PERF-2024) e a ciência da alteração dos planos regionais estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).

O PMAE visa expandir e qualificar o acesso à Atenção Especializada em Saúde (AES) com o objetivo de diminuir a burocracia das consultas e exames especializados a partir de encaminhamentos das equipes de Atenção Primária à Saúde.

“Uma política que vai garantir recurso para todas as Regiões de Saúde, fortalecendo e descentralizando os serviços do SUS. É um avanço importante para a população do Piauí, que atenderá a demanda reprimida”, destacou a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e secretária municipal de saúde de MIguel Alves, Leopoldina Cipriano.

Outras pautas

Foi aprovado, ainda na reunião da CIB-PI, o Protocolo e Funcionamento da Laqueadura Tubária, a ampliação do SAMU nos municípios piauienses, o Plano Estadual de Atenção à Pessoa Idosa, parametrização da Programação Pactuada da Atenção Especializada (PPAE) para o Piauí, implantação de equipes multiprofissionais em municípios do Piauí, e outras temáticas que envolvem a saúde pública do estado.