logo_cosemspi

CIB-PI amplia aplicação de vacinas em grupo prioritário de 60 a 64 anos

  Data e Hora: 30/04/2021 09:26:25

Os integrantes da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI) reuniram-se, nesta quinta-feira (29), para pactuar a ampliação do quantitativo de vacinas da reserva técnica do Piauí disponibilizadas para idosos na faixa etária de 60 a 64 anos. Com a nova pactuação, será destinado o quantitativo de 29.090 vacinas Astrazeneca para aplicação de primeira dose.

O superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Herlon Guimarães, explicou qual a cobertura da reserva de vacinas. “Com as doses reservas que nós temos hoje, nós poderemos alcançar a faixa etária de 60 a 64 anos na sua plenitude, baseada na estimativa do Ministério da Saúde”, afirmou.

A Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, destacou a importância da utilização dessas vacinas. “Nós percebemos a necessidade de focar, dando mais celeridade, no grupo de 60 a 64 anos e assim fazer o fechamento deste outro grupo agora”, disse.

Ainda sobre a pauta, a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé, ressaltou que a Sesapi garantirá a reserva da segunda dose da vacina. “Nós fizemos uma estimativa no prazo dos dois meses, maio e junho, que nós estaremos recebendo o quantitativo da Astrazenica, já irmos reservando os quantitativos para a garantia da segunda dose”, frisou.

Saiba mais lendo a Resoluçao CIB 25 2021.

Durante a reunião, também foi apresentado pela Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA) a nova atualização de leitos de UTI Covid-19 no Estado.