Os membros da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI) reuniram-se, nesta quinta-feira (20), para tratar sobre demandas referentes à saúde pública no estado. Entre os temas discutidos estão a habilitação de leitos de UTI, o Cofinanciamento Estadual da Saúde e a implantação da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (AMENT) do município de Bela Vista do Piauí. A reunião contou com a presença, também, do Presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Paulo César Morais.
A primeira pauta em discussão tratou sobre a habilitação de leitos de UTI Covid-19 de forma permanente à Rede de Média e Alta Complexidade do Piauí. Na ocasião, o Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade (SUGMAC), da Secretaria deEstado da Saúde (Sesapi), Alderico Tavares, explicou que, anteriormente, foi solicitado pela CIB-PI 140 leitos, mas por decisão do Ministério da Saúde foram definidos apenas 115.
Em relação ao tema, Elizabeth Monteiro, coordenadora de contratualização dos serviços de saúde do estado, apresentou a divisão dos leitos entre os hospitais regionais. Ao todo, serão 106 adultos e 9 pediátricos de UTI Tipo 2.
Confira aqui a divisão de leitos aprovados pela Comissão.
A solicitação faz parte da decisão favorável da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde ao ofício dos Conselhos Nacionais de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e de Secretários de Saúde (Conass), apresentado na reunião da Comissão Intergestores Tripartite de outubro. O ofício pedia a manutenção de leitos UTI para Covid-19 nas redes estaduais.
Na oportunidade, a Gerente de Saúde Mental da Sesapi, Virgínia Pinheiro, destacou a solicitação do município de Bela Vista do Piauí. O requerimento foi aprovado pela instância colegiada.
Acerca do Cofinanciamento Estadual da Saúde, foi apresentada pela Secretaria a proposta do Governo do Estado. De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, o montante será utilizado para o financiamento dos serviços de saúde em todos os municípios referentes à Atenção Primária, aos Hospitais de Pequeno Porte, Serviço Móvel de Urgência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Saúde Mental.
Com relação ao tema, a Vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, destacou a necessidade de análise da proposta do Governo do Estado. “Nós solicitamos que esta proposta fosse enviada antes ao Cosems-PI para apresentarmos à Diretoria, mas ela não foi enviada”, disse.
Desse modo, a reunião da CIB-PI foi suspensa para a análise do tema e será retomada na próxima segunda-feira (24).
Presidente do Cosems-PI destaca a importância de estratégias que facilitam a gestão municipal do SUS Data/Hora: 20/12/2024 10:58:54 |
Qualificar para Apoiar: Cosems-PI define as atividades prioritárias do Apoio para 2025 Data/Hora: 18/12/2024 18:37:42 |
Cosems-PI recebe prêmio do CNJ durante a Semana do MP-PI Data/Hora: 18/12/2024 15:11:29 |
Planejamento estratégico é destaque na 2ª edição do workshop Qualificar para Apoiar do Cosems-PI Data/Hora: 17/12/2024 17:53:51 |
Cosems-PI participa da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Data/Hora: 16/12/2024 10:54:24 |
Leia todas as notícias |
---|