logo_cosemspi

CIB: Cosems-PI e Sesapi pactuam divisão de vacinas contra a Covid-19 para aplicação nos municípios

  Data e Hora: 10/06/2021 09:02:33

Nesta quarta-feira (9), os integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Piauí reuniram-se para pactuar a divisão das doses de vacina contra a Covid-19 para aplicação nos municípios. Com a nova pactuação, será destinado o quantitativo de 50% das doses para o público geral, 30% para pessoas com comorbidades e os demais 20% das doses serão aplicadas de acordo com a definição dos Conselhos Municipais de Saúde.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, destaca que a nova divisão garante autonomia aos gestores municipais para definirem quais grupos prioritários receberão as novas doses. “Nesse sentido o município acata isso dentro do Conselho de Saúde e ele tem autonomia para poder trabalhar esse percentual”, acrescenta.

A gestora acrescenta ainda que nesta fase da vacinação os municípios necessitam finalizar a imunização dos profissionais da educação. “É prioritário neste momento a gente concluir esse grupo que já está na vigência”, afirma.

A medida foi definida observando a realidade da vacinação nos diversos municípios do estado. A Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, reconhece “que para os municípios pequenos é mais fácil fazer a vacinação por faixa etária, mas nós temos que compreender a situação de Teresina, Picos, São Raimundo, Piripiri e Parnaíba, que querem por grupos prioritários”.

“Essa orientação, uma vez dada, deixa a condição dos municípios que se encaixam nessa situação que eles possam definir e os que não se encaixam, que sigam a orientação conforme a faixa etária”, evidencia Herlon Guimarães, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Outras pautas

A coordenadora do Território Vale do Rio Guaribas e Secretária Municipal de Saúde de Massapê do Piauí, Maria Lúcia de Carvalho, apresentou a demanda da região referente às cobranças por parte dos profissionais da Educação pela vacinação de toda a categoria, uma vez que a Sesapi veiculou a informação de distribuição de 100% da vacina para esse grupo prioritário.

De acordo com Herlon Guimarães, a Sesapi irá fazer uma nota explicando que o total de vacinas recebidas pelos municípios para esta categoria foi de acordo com a estimativa do Ministérios da Saúde e que tal indicador nem sempre coincide com a realidade.