logo_cosemspi

CIB aprova incremento de recursos financeiros para a Atenção Primária em Saúde

  Data e Hora: 18/03/2025 16:54:47

Em Teresina, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizou, na manhã desta terça-feira (18), sua reunião ordinária com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), além de gestores municipais de saúde e técnicos da gestão estadual. 

A presidente do Cosems-PI e secretária municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, ressaltou outras pautas de grande interesse dos gestores municipais, como a aprovação da construção de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), o incremento de recursos financeiros para a Atenção Primária em Saúde, além da criação de salas de estabilização e novos serviços do Samu.

“São pautas essenciais para fortalecer as políticas públicas de saúde, permitindo que possamos continuar avançando e garantindo um SUS cada vez mais acessível e eficiente nos 224 municípios do Piauí”, destacou Cipriano.

O diretor do Cosems-PI e secretário municipal de Saúde de Altos, Elielson Fonseca, também esteve presente e reforçou a importância do Plano Estadual de Redução de Filas 2025 – PMAE, no componente de cirurgias, além da ampliação da vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos.

“A participação do Cosems na CIB é fundamental para defender o SUS que acontece na ponta, nos municípios, garantindo mais acesso e qualidade nos serviços prestados à população”, afirmou.

Outro ponto apresentado na reunião foi a disponibilidade de 10 vagas semanais para consultas ambulatoriais e procedimentos de biópsias e drenagens voltados a pacientes com câncer na especialidade de radiologia intervencionista, no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina.

O diretor médico do hospital, Thiago Diniz, destacou que muitos municípios ainda desconhecem a possibilidade de regulação via ambulatório para esses serviços. “Os municípios já podem encaminhar pacientes para biópsias e drenagens de vias biliares em casos de tumores no fígado e pâncreas. Embora sejam procedimentos que exijam internação, o encaminhamento para a internação será feito via ambulatório, facilitando o acesso ao tratamento”, explicou Diniz.