logo_cosemspi

CIB: Acesso a exames de imagem na região Vale do Canindé é destaque durante reunião

  Data e Hora: 23/02/2022 09:52:56

Aconteceu, nesta terça-feira (22), a 281ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite do (CIB-PI). Dentre as pautas discutidas, estiveram a implantação de Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental, pactuação dos hospitais regionais que participaram do Projeto Lean e o incremento da Piso da Atenção Básica (PAB) para o municípios de Nossa Senhora dos Remédios. Em destaque, a discussão sobre o  acesso a exames de tomografia e mamografia na região Vale do Canindé.

Na ocasião, o Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade (SUGMAC), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), apresentou a recomendação expedida pela Comissão Intergestores Regional (CIR) do território Vale do Canindé em relação ao acesso a exames de imagem na região.

Em relação à pauta, a Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Oeiras, Auridene Moreira, destacou que há 6 anos o território não possui acesso a estes exames. “Durante esse tempo, nós viemos contratando esse serviço para dar esse retorno, principalmente às mulheres aqui da região”, enfatizou.

Na oportunidade, o coordenador da CIR do Vale Sambito e SMS de Pimenteiras, Gilberto Lacerda, enfatizou a solicitação do Ministério Público (MP) de unificação da regulação médica, das cidades de Barro Duro, Prata do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Passagem Franca, São Félix do Piauí e Santa Cruz dos Milagres para o município de Teresina.

Quanto à regulação, Elizabeth Monteiro, Coordenadora de Contratualização dos serviços de saúde do estado, solicitou mais informações sobre o processo que deve ser realizado nesses municípios, para cumprimento da solicitação do MP. Em relação aos exames de imagem no território Vale do Canindé, a coordenadora solicitou um prazo para a Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA) realizar um estudo para a implantação dos aparelhos nos territórios.

Já para o Projeto Lean nas Emergências, que tem o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências dos hospitais, foram selecionados para participar os hospitais estaduais Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, e Tibério Nunes, em Floriano.

Durante a reunião, Antonio Neris, diretor de Contratos, Convênios e Assuntos Estratégicos (DUCCAE), apresentou aos presentes as emendas parlamentares direcionadas aos municípios e a Gerente de Atenção Básica, Dília Falcão, a aprovação das construções de Academias de Saúde e Unidades Básicas de Saúde.

Foi pactuada também, durante a reunião, a implantação de Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental para os municípios de Colônia do Gurguéia e Capitão Gervásio e de recurso PAB para o município de Nossa Senhora dos Remédios.