logo_cosemspi

Seminário debate Evidências Científicas e Políticas Públicas em Saúde

  Data e Hora: 20/12/2022 08:49:56

A Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Auridene Moreira, participou, nesta segunda-feira (19) do Seminário Evidências Científicas e Políticas Públicas em Saúde, realizado pelo Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (Ciaten), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. O evento tem como objetivo discutir sobre a importância da incorporação das evidências científicas na assistência profissional e na implementação das políticas públicas de saúde.

Em sua fala durante a mesa de abertura, a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde do município de Oeiras, Auridene Moreira, reforçou a importância das evidências científicas no trabalho realizado nas secretarias municipais de saúde.

“Nós, que estamos na ponta, sabemos da necessidade de otimizar recursos através das orientações, para a gente poder fazer nosso processo de trabalho, realizar as nossas ações e planejamentos com base nas evidências, para que as políticas públicas sejam traçadas de acordo com o que a evidência científica nos traz, do que de fato é comprovado”, disse a gestora.

O debate é importante por trazer um tema muito discutido na atualidade: a autonomia dos gestores no momento de destinar recursos públicos para políticas públicas relacionadas à saúde. A medicina baseada em evidências busca evitar que sejam adotadas práticas de saúde que não sejam eficazes para o paciente.

“É uma questão tão central na sociedade moderna que tem que ser trazida para o debate cotidiano dos cidadãos, do Ministério Público, dos gestores. Afeta toda a sociedade quando um gestor autoriza o gasto de recursos públicos para utilizar uma política pública que carece de evidências científicas”, explicou o Coordenador Geral do Ciaten, Professor Carlos Henrique Nery Costa.

A programação contou com a Conferência Magna “Evidências Científicas e Políticas Públicas em Saúde, apresentação do Mapa de Evidências e Priorização de Políticas”, Mesa “A implementação das evidências científicas para políticas públicas em saúde”, seguidos de debate, encaminhamentos e encerramento do evento.