logo_cosemspi

Gestores do Vale do Canindé avaliam positivamente oficina sobre Análise do PRI

  Data e Hora: 25/08/2022 17:16:08

Foi finalizada, nesta quinta-feira (25), a oficina Análise do Planejamento Regional Integrado (PRI) no território Vale do Canindé. A atividade tem o objetivo de orientar os gestores quanto às ferramentas técnicas de elaboração da análise situacional de saúde da região. Todos os 14 secretários municipais de saúde que fazem parte do território participaram e avaliaram bem a metodologia da oficina.

A Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Santo Inácio do Piauí, Bruna Lara, destacou a importância do encontro para o início da resolução das dificuldades locais. “Essa metodologia é muito importante porque, às vezes, a gente tem consciência dos problemas, mas precisa saber organizá-los e saber por onde começar a resolver”, explicou.

Já para o gestor do município de São João da Varjota, Antônio Luzivan, a oportunidade serviu para reforçar seus lugares dentro da construção do Sistema Único de Saúde (SUS). “Certamente estaremos lembrados nesse contexto histórico. Estará em nosso nome essa luta. Vivemos isso diariamente nos nossos municípios, sentimos as dores dos nossos usuários, choramos com eles e sorrimos com eles. Esperamos que no final de tudo isso possamos sorrir muito com muitas vitórias que serão conquistadas através desse momento”, acrescentou.

O foco no serviço oferecido ao usuário do SUS foi o mais importante para o SMS de Floresta do Piauí, Joelson Torres. “Agradeço à área técnica que esteve aqui, escutando nossos relatos. Alguns chegam a ser desesperadores, pela forma que queremos que nossos usuários sejam atendidos e para nós isso traz um aprendizado. Nossa perspectiva é que isso retorne para a nossa população em forma de serviço para que nossos usuários sejam beneficiados, eles que merecem e nossa luta é por eles”, reforçou o gestor.

Fabiano Alves, SMS de Cajazeiras, falou da confiança nos resultados da oficina. “Sabemos que a nossa população vai ser beneficiada por esse momento de discussão, do que vamos trazer de melhorias para a saúde das nossas cidades. É nesse momento que temos ideias e aprendemos coisas novas para desenvolver nos nossos municípios”, finalizou.

O evento faz parte do Ciclo de Oficinas de Análise do PRI, onde são analisados os problemas vivenciados pelos municípios nesse cenário, que possuem reflexo na esfera regional. Os presentes discutem entre si estratégias para contornar dificuldades e pactuar planos de ações e técnicos orientam os gestores quanto às ferramentas técnicas de elaboração da análise situacional de saúde do território.