logo_cosemspi

Reuniões de CIR discutem realização de mutirões de cirurgias no Piauí

  Data e Hora: 07/07/2022 11:02:05

Os integrantes das Comissões Intergestores Regionais (CIR) dos territórios Vale do Canindé e dos Cocais reuniram-se, nesta quarta-feira (6), em formato virtual, para discutir a realização dos Projetos de Cirurgias Eletivas 2022 nessas regiões. As reuniões extraordinárias contaram com a presença de técnicos da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Durante a CIR Vale do Canindé, o técnico da DUDOH, João Victor Barboza, explicou a importância dos mutirões para intensificar a rotina de cirurgias eletivas. “O projeto busca dar vazão à fila de pacientes que vem crescendo durante esses dois anos de pandemia de Covid-19”, disse, destacando, ainda, o quantitativo de cirurgias gerais que serão realizadas no HRDC. “Na rotina eletiva serão pelo menos 100 cirurgias e mensalmente 50 cirurgias em regime de mutirão”, detalhou.

Na reunião, que teve, também, a participação de representantes do Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC), os gestores do território puderam relatar as dificuldades dos municípios em relação ao acesso às cirurgias eletivas na Unidade de Saúde. “A oferta não tem sido suficiente, porque a demanda que temos nos municípios não é pouca”, destacou Auridene Moreira, Coordenadora da CIR Vale do Canindé e Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Oeiras.

“A nossa maior dificuldade é que os pacientes que colocamos na fila de espera da regulação não conseguem evoluir em seu atendimento. É impossível os pacientes fazerem parte desses mutirões sem ter acesso à primeira consulta”, enfatizou Luzivan Lustosa, SMS de São João da Varjota.

Após as discussões, foram deliberados, na reunião, os encaminhamentos: enviar ofício para a Central de Regulação do estado alegando a falta de acesso dos municípios para a consultas ambulatoriais e para a Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) e para a DUDOH, solicitando a participação do Complexo Regulador nas reuniões de CIR do Vale do Canindé para discutir os problemas apresentados pelos gestores sobre esse tema. Além disso, o Diretor do HRDC, Evandro César, prontificou-se a encaminhar à CIR relatório, na segunda semana do mês subsequente, sobre as cirurgias realizadas no hospital para acompanhamento dos gestores.

CIR dos Cocais

Já durante a CIR dos Cocais, os técnicos da DUDOH/Sesapi apresentaram o projeto de cirurgias oftalmológicas que será realizado no território. Serão 1800 cirurgias, com previsão de execução durante o mês de julho. Na reunião, foi definido que a realização da triagem e das cirurgias deve ser notificada aos gestores com no mínimo de 10 dias de antecedência.