logo_cosemspi

Cosems-PI, Sesapi, BP e Nesp/UFPI realizam oficina de capacitação para facilitadores do PRI

  Data e Hora: 18/04/2022 19:11:08

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP) e o Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estão promovendo, entre os dias 18 e 20 de abril, a Oficina de Capacitação de Facilitadores para Desenvolvimento do Planejamento Regional Integrado (PRI), no âmbito das regiões e macrorregiões de saúde do estado.

O evento tem o objetivo de possibilitar a capacitação de profissionais que atuarão no apoio aos municípios para a construção do Planejamento Regional Integrado, levando os conhecimentos necessários para a execução deste processo. “Estes facilitadores estarão indo às regiões de saúde para que a gente tenha condição de fazer um levantamento de todas as potencialidades e fragilidades destes territórios, do vazio assistencial dentro desses espaços regionais e, assim, consolidar uma ação de fortalecimento dessas regiões”, explica Auridene Moreira, Presidente do Cosems-PI e Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras.

O Planejamento Regional Integrado é um Instrumento de Gestão que articula, de forma contínua, as prioridades e responsabilidades comuns entre os gestores de uma região em relação à área da saúde. O PRI visa promover equidade regional e o planejamento ascendente do Sistema Único de Saúde.

A oficina é o primeiro momento para a construção do PRI, que acontecerá em três etapas. “A primeira delas será a análise situacional de saúde, onde o objetivo será identificar problemas e necessidades prioritárias de saúde dos municípios. A identificação dessas necessidades constituirá o insumo para a efetivação do segundo momento, que consiste na prposição do desenho de rede de atenção à saúde. A partir da definição dessas estratégias, teremos o terceiro momento do processo, que consistirá na programação geral de ações e serviços de saúde”, destaca Ana Maria Eulálio, Diretora de Planejamento da Sesapi.

Já para Antônio Carlos Guimarães, Assessor Técnico da BP, o PRI é um instrumento que aproxima o SUS do cidadão. “O planejamento corresponde à busca de facilitação do acesso do cidadão aos serviços de saúde que ele necessita”, ressalta.

Thiene Lemos, Apoiadora do Cosems-PI e facilitadora regional do PRI, explica a importância da capacitação para o trabalho com as regiões. “Nós já fazemos esse apoio nas regiões, mas a oficina do PRI é para nos capacitar, porque vai envolver outros autores nesse processo de regionalização para que a gente possa facilitar o processo de construção desse instrumento nas regiões em que apoiamos”, diz.