logo_cosemspi

Cosems-PI e Sesapi elaboram plano de contingência após crescimento de casos de dengue no estado

  Data e Hora: 07/04/2022 17:28:11

Após crescimento de 489,3% dos casos de dengue no Piauí, em relação ao mesmo período de 2021, o Conselho de Secretaria Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) elaboraram, nesta quinta-feira (7), um plano de contingência contra as arboviroses.

Os dados do boletim da 13ª Semana Epidemiológica de 2022 destacam que, além do alto número de casos de dengue, que já contabiliza duas mortes pela doença em Teresina, os números também são alarmantes em relação à Chikungunya que aumentaram 3.009,5% em comparação ao ano passado.

Na ocasião, foram definidas as seguintes medidas, a serem adotadas pelos municípios e a Sesapi: 1- atualização do plano de contingência 2022/2023; 2- monitoramento in loco dos municípios que estão sem atualização dos dados no sistema, que será realizado pela Sesapi, 3- ajuste junto aos profissionais de saúde com relação ao diagnóstico/segmentos das doenças e definição de fluxos para a borrifação de locais com o alto índice de infestação do mosquito.

Em relação à notificação de casos, a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretaria Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, relatou a dificuldade dos municípios para informar as ocorrências. “Todos dias fazemos coleta de exames no meu município, mas os profissionais dizem que pelo treinamento recebido só podem notificar após o resultado. Porém o Lacen passa dois meses para devolver”, disse.

O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, enfatizou a importância da população para o combate ao mosquito Aedes aegypti. “Atentos ao aumento exorbitante dos casos de arboviroses em todos os territórios do estado, chamamos o Cosems para esta reunião e hoje elaboramos um plano de contingência para tentar frear o crescimento das doenças. Para isso também vamos precisar do apoio de toda população”, ressaltou.

Com informações da Sesapi.