logo_cosemspi

Mais Médicos: Cosems-PI participa de acolhimento aos médicos do 24º Ciclo

  Data e Hora: 11/03/2022 08:35:34

Aconteceu, ontem (10), o acolhimento aos médicos do 24º Ciclo do Programa Mais Médicos para o Brasil, promovido pela Comissão Coordenadora Estadual do Programa no Piauí (CCE-PI). Na ocasião, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) foi representado pela Vice-presidente e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, que tratou sobre a função dos municípios no processo de trabalho dos bolsistas do programa.

O Mais Médicos para o Brasil é um programa do Governo Federal que visa levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. Os bolsistas são contratados por três anos, com possibilidade de renovação pelo mesmo período. De acordo com Cassandra Pereira, Referência regionalizada do Ministério da Saúde (MS) no Piauí, “o programa é constituído por três eixos: ampliação e melhoria da estrutura, formação para o SUS e ampliação da oferta na graduação”, destacou.

Dorcas Lamounier, Tutora do programa no Piauí, explicou que em relação a capacitação de novos médicos o programa a iniciativa trouxe mais desenvolvimentos para a área de Saúde da Comunidade. “O médico que atua no programa está ligado tanto ao Ministério da Saúde quanto ao Ministério da Educação, então, esse é um projeto de assistência e formação”, acrescentou.

Em sua fala, a Vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, evidenciou que o Programa Mais Médicos para o Brasil surgiu da manifestação dos gestores municipais de Saúde ao MS sobre a demanda de médicos para atender a Atenção Básica nos municípios. “Nós sabemos que a Atenção Básica é a coordenadora e a ordenadora do cuidado. Oitenta por cento da demanda da população deveria ser resolvida dentro da Atenção Básica”, afirmou.

“O que nós esperamos com a chegada de vocês é que tenhamos um fortalecimento da Atenção Primária à Saúde dentro dos nossos municípios, criando vínculos com a comunidade, com as Equipes de Saúde da Família e conhecendo a realidade da comunidade assistida; tornando a Atenção Básica mais resolutiva”, complementou Leopoldina Cipriano.

Na oportunidade, Naila Juliana, Coordenadora Estadual da Atenção Básica, apresentou aos médicos bolsistas as diretrizes do Programa Previne Brasil.