logo_cosemspi

Cosems-PI participa da Reunião do Fórum Interinstitucional Permanente em Saúde Pública do Estado do Piauí

  Data e Hora: 11/11/2021 17:46:37

Nesta terça-feira (9), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participou da Reunião do Fórum Interinstitucional Permanente em Saúde Pública do Estado do Piauí. Temas como mutirões de saúde e cronograma de cirurgias eletivas compuseram o debate.

O encontro foi conduzido pelo promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes e o Cosems-PI foi representado pela Vice-presidente e SMS Miguel Alves, Leopoldina Cipriano. O Fórum contou, ainda, com representações de órgãos públicos, tais como Secretaria do Estado da Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM/PI), Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí (OAB/PI), dentre outros.

Entre os temas tratados na discussão, foram pautadas as formas de pensar pactuações em relação aos mutirões de saúde nos municípios, questões sobre o quadro atual de cirurgias eletivas e as demandas dos usuários dos serviços de saúde no Piauí , bem como uma possível articulação de documentação conjunta com as entidades públicas em relação a denúncias sobre os hospitais realizadas por pacientes.

Na ocasião, Leopoldina Cipriano, falou sobre a pontuação de denúncias feitas por pacientes em relação aos serviços hospitalares, bem como outras irregularidades apontadas pelo CRM/PI “que precisam ser trabalhadas de forma conjunta”.

Acerca dos mutirões de saúde, Cipriano evidenciou que essas atividades foram importantes para atender boa parte da demanda reprimida de cirurgias de catarata nos municípios, mas que é necessário avançar mais, melhorando a logística, e com proposição de pactuações com maior antecedência. Ainda em sua fala, a gestora frisou que a maioria dos usuários são idosos e precisam de uma atenção redobrada quanto a acompanhamento específico para esses serviços.

Durante o Fórum, foram pontuadas também as necessidades de maior diálogo com os Conselhos Regionais de Medicina e Enfermagem do Piauí, bem como de o Estado acatar as considerações em torno de pactuações para avaliação e fiscalizações a partir de entidades da área da saúde. A respeito dos mutirões, mesmo diante da qualidade do serviço prestado, o Cosems-PI, concorda que é importante uma pactuação entre todos os conselhos para não por em risco a segurança dos pacientes.