logo_cosemspi

Municípios piauienses têm resultados positivos no Previne Brasil

  Data e Hora: 05/10/2021 10:48:50

Foto: Secretaria Municipal de Saúde de Landri Sales

Divulgados, nesta sexta-feira, 1º, os resultados do 2º quadrimestre do Programa Previne Brasil mostram as ações das Secretarias Municipais de Saúde para promover o acesso da população aos serviços oferecidos pela Atenção Primária, bem como aumentar o número de vínculos com as equipes de saúde, por meio da realização de cadastros dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os números apresentados pelo Ministério da Saúde destacam que, no Piauí, 36 municípios tiveram desempenho acima de 70% no Indicador Sintético Final. Entre os melhores resultados, a Secretaria Municipal de Saúde de Landri Sales encontra-se com 90,60% neste índice, ocupando o 5° lugar no ranking nacional, ao lado do município de Pedra Branca-PB. “Esta nota simboliza nossos esforços, um trabalho de equipe que mostra a dedicação de todos os profissionais da gestão e da Atenção Primária em Saúde”, pontua Polyana Beserra, Secretária Municipal de Saúde de Landri Sales.

A titular da pasta evidencia, também, as ações realizadas pelas equipes de saúde do seu município para o alcance destes resultados. “A Secretaria de Saúde, mesmo neste momento de pandemia, sempre estimulou os trabalhos na Atenção Primária, sempre realizamos capacitações com os profissionais sobre o Previne Brasil, todas nossas UBSs são informatizadas e buscamos sempre avaliar os nossos trabalhos para que assim possamos identificar quais dificuldades cada profissional possa está tendo para desenvolver o seu trabalho”, afirma Polyana Beserra.

Com resultados acima de 80%, os municípios de Monsenhor Hipólito, São Félix do Piauí, Barra D’Alcântara, Prata do Piauí, Alto Longá, São João do Arraial e Santo Inácio do Piauí ocupam entre a 2ª e a 8ª posição dos melhores desempenhos obtidos neste quadrimestre pelo Piauí.

Já as cidades de Padre Marcos, Lagoa do Barro do Piauí, Sebastião Leal, Brasileira, São João da Canabrava, Santo Antônio de Lisboa, Ipiranga do Piauí, Acauã, Santa Cruz dos Milagres, Madeiro, Morro do Chapéu do Piauí, João Costa, Bocaina, Paquetá, Sussuapara, Castelo do Piauí, Pedro II, Caraúbas do Piauí, Queimada Nova, Francisco Santos, Isaías Coelho, Porto Alegre do Piauí, Barras, Patos do Piauí, Oeiras, Capitão de Campos, Beneditinos e Itainópolis obtiveram resultados acima de 70% no Indicador Sintético Final.

A Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, evidencia a importância dos resultados para a Saúde dos piauienses. “Ficamos satisfeitos com o desempenho das Secretarias, pois quanto maior o resultado, maior a captação de recursos para a melhoria da Saúde Pública em nosso estado”, destaca.

O Cosems-PI tem ações colocadas em prática que buscam acompanhar e orientar os gestores municipais de Saúde na atuação frente ao novo modelo de financiamento do SUS, como a realização de Rodas de Conversas com temas relacionados ao Previne Brasil e acompanhamento das apoiadoras institucionais.

Para a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, as ações promovidas pela entidade contribuem para a desempenho dos gestores municipais. “O acompanhamento realizado pelo Cosems-PI, com orientações do Conasems [Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde], bem como as capacitações sobre o Previne Brasil, auxiliam no desempenho de nossos gestores. Os resultados obtidos demonstram o empenho das Secretarias Municipais em promover um melhor acesso da população aos serviços de saúde.

Previne Brasil

Instituído em 2019, pela Portaria N° 2.979, o Programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento do SUS que visa alterar as formas de repasse de valores, seguindo critérios como captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. Os resultados do programa são apresentados a cada quadrimestre e levam em conta as ações das Secretarias de Saúde como o cadastro da população, acompanhamento de gestantes e hipertensos, entre outros.