logo_cosemspi

Integrantes da CIB-PI discutem pautas referentes à saúde pública no Piauí

  Data e Hora: 14/07/2021 11:22:44

Nesta terça-feira (13), representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) reuniram-se na 275ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Piauí. Na oportunidade, o Cosems-PI colocou em pauta a repactuação do cronograma de implantação da regulação nas regiões de saúde e a dificuldade de acesso a exames laboratoriais e de imagens nos municípios com serviços contratualizados pelo Estado.

A Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, detalhou a solicitação da entidade acerca do cronograma de implantação da regulação nas regiões de saúde. “Com as nossas idas às regiões, nós temos percebido a dificuldade dos gestares quanto ao acesso aos procedimentos. Então, nós queremos saber qual a proposta que nós temos, não apenas em relação ao cronograma de implantação da regulação como também à questão da regionalização que vem sendo muito cobrada pelas regiões”, disse.

De acordo com Elizabeth Monteiro, coordenadora de contratualização dos serviços de saúde do estado, no mês de agosto será apresentada pela Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) uma proposta acerca do cronograma de implantação da regulação nas regiões.

Outro ponto destacado pela gestora foi a falta de acesso aos exames laboratoriais e de exames nos municípios de serviços contratualizados pela Sesapi. Sobre esta pauta, a assessora técnica do Cosems-PI, Socorro Candeira, solicitou à Sesapi que os prestadores de serviços dêem ciência da produção aos gestores municipais. “Esse seria um feedback importante com relação à oferta desses procedimentos nas regiões”, afirmou.

Na ocasião, foi definida, também, a inclusão de lactantes nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19. Com a nova pactuação, o grupo será incluído nos 30% de doses de vacinas que são disponibilizados para pessoas com comorbidades.

A respeito deste tema, a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária de Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, alertou sobre a falta de vacinas para a aplicação de primeiras doses nos municípios.

Ainda durante a reunião do Colegiado, foram discutidas outras pautas como a expansão de uma Unidade de Suporte Básico do SAMU para o município de Jacobina do Piauí, Baixa Grande do Ribeiro e Boqueirão do Piauí; a autorização para transferência aos Centros de Atenção Psicossocial; o Projeto Agente Digital; e o procedimentos cirúrgicos oftalmológicos nas regiões de saúde.