logo_cosemspi

Cosems-PI participa de avaliação do curso Indicadores Epidemiológicos da APS, com ênfase nos sistemas de informação

  Data e Hora: 19/04/2021 18:26:35

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou, na tarde desta segunda-feira (19), da avaliação do curso Indicadores Epidemiológicos da APS, com ênfase nos sistemas de informação. Na oportunidade, o Cosems-PI sugeriu a oferta de um curso voltado à qualificação dos profissionais de saúde para fortalecer as ações de pré-natal na Atenção Básica.

O curso Indicadores Epidemiológicos da APS foi uma promoção do Centro de Inteligência em Agravos Emergentes Tropicais e Negligenciados (Ciaten), em parceria com o Cosems-PI, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Durante o encontro, foi apresentada a avaliação do curso, que contou com mais de 90 respostas; dessas, 75% avaliaram o curso com excelente.

A professora Dorcas Lamounier destacou qual o objetivo do curso. “Nossa intenção é que esse curso não seja apenas um princípio; nós tivemos a intenção de oferecer neste início de ano porque foi um ano de muita mudança de gestores e pudemos confirmar que muitos gestores estão trabalhando nesta função pela primeira vez nas suas vidas e já pegando um programa novo que são os indicadores de desempenho”, ressaltou.

Já a apoiadora do Cosems-PI, Amanda Pinheiro, evidenciou a importância do curso para os municípios. “Cada módulo foi muito bem repassado, trazendo não só a teoria, mas também a prática. Porque uma coisa é a gente descer às regiões e conversar com os municípios com um embasamento todo em portarias e legislações e outra coisa é mostrar na prática como é que faz”, disse.

Com base em uma situação vivenciada por uma regional de saúde do Piauí, a apoiadora do Cosems-PI, Luzita Tomaz, sugeriu um novo curso a ser oferecido pelo Ciaten. “Há uma necessidade urgente de uma qualificação com os profissionais da atenção básica no sentido de fortalecer as ações de pré-natal”, afirmou.