logo_cosemspi

CIB: Cosems-PI denuncia falta de atendimento dos pacientes de outros municípios no Hospital de Canto do Buriti

  Data e Hora: 04/12/2020 09:34:16

Na tarde desta quinta-feira (3), os integrantes da Comissão Intergetora Bipartite (CIB) do Piauí reuniram-se, em sua última reunião ordinária do ano, para articular e pactuar ações do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Na reunião, que aconteceu de forma virtual, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) denunciou a falta de atendimento dos pacientes de outros municípios no Hospital Estadual de Canto do Buriti.

A vice-presidente do Cosems-PI e secretária municipal de Saúde de Capitão Gervásio Oliveira, Leopoldina Cipriano, apresentou a reclamação: “O Hospital de Canto do Buriti está fechando as portas para os municípios vizinhos, mesmo os municípios tendo que direcionar para lá, os usuários não estão sendo acolhidos pelo hospital, ou seja, o hospital só quer atender a população do município sede. O hospital de Canto do Buriti está descumprindo, assim, a pactuação integrada regional, em que ele serve como referência para todos os municípios do aglomerado”.

“Nós sabemos que esse hospital é SUS e tem que atender a demanda de um aglomerado, mas não estão querendo atender e os municípios estão tendo que direcionar os pacientes para Floriano sem regulação, na maioria das vezes, porque não são atendidos no Hospital de Canto do Buriti”, acrescentou a gestora.

Sobre a situação dos atendimentos no Hospital Estadual de Canto do Buriti, o superintendente de gestão da Rede de Média e Alta Complexidade (SUGMAC), Alderico Tavares, afirmou que investigará a situação com a direção do hospital e responderá oficialmente a demanda do Cosems-PI.

Em relação ao remanejamento de emendas parlamentares, a vice-presidente do Cosems-PI alertou a Sesapi sobre a necessidade de uma justificativa por parte dos deputados estaduais para o procedimento. “Os deputados quando solicitarem o remanejamento de emendas parlamentares devem mandar no ofício uma justificativa, para a gente não está dando ciência sem saber o porquê da solicitação. Porque se o município vier questionar a CIB, nós temos a justificativa do próprio deputado”, disse.

Ainda durante a reunião, a presidente do Cosems-PI e secretária municipal de Oeiras, Auridene Tapety, relembrou a decisão da Câmara Técnica sobre o acesso à oncologia da Região dos Cocais. “Ficou decidido na Câmara Técnica, de registrarmos em ata, o produto da solicitação dos gestores para sinalizarmos sobre a discussão na primeira CIB de 2021”, ressaltou.

Na reunião, foram discutidas também as seguintes pautas: migração dos medicamentos de Hepatites Virais; leitos de Retaguarda da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Estado do Piauí; aplicação de recursos para o Serviço de Verificação de Óbitos, CIEVS e Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar; Centro de Reabilitação para pessoas com seqüelas da COVID-19 no CEIR, na cidade de Teresina; e a Unidade de Atendimento para Reabilitação das pessoas com seqüelas da COVID-19 que irá funcionar na sede do CEIR IV de Parnaíba.