logo_cosemspi

Cosems-PI participa do Seminário Estadual da APS nos Territórios

  Data e Hora: 03/09/2025 10:50:48

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta terça-feira (02), da abertura do Seminário Estadual da Atenção Primária à Saúde (APS) nos Territórios, no Centro de Convenções do Atlantic City, zona Leste de Teresina. O evento é realizado pelo Ministério da Saúde (MS), com apoio da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) e Cosems-PI, e tem como tema: Equidade, Vínculo e Qualidade no Cuidado. O seminário contou com a presença de 600 participantes dos 224 municípios do Piauí, e segue até esta quarta-feira (3).

Segundo a presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, a ação é uma oportunidade de discutir sobre as ações no estado, trocar experiências e tirar dúvidas sobre a gestão de saúde para assim fortalecer, cada vez mais, a atenção básica no território.

“Aqui contamos com a presença de gestores, secretários, coordenadores, profissionais, que trazem dúvidas e informações do que é executado dentro dos 224 municípios, então é o Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais forte, a atenção básica cada vez mais participativa, e sempre em busca de mais informações para garantir uma assistência de qualidade e continuação dos serviços aos usuários no Piauí”, disse.

O secretário adjunto de APS do MS, Ilano Barreto, explica que, durante os dois dias de evento, serão debatidos diversos temas voltados à Atenção Primária e destaca ser um momento de acolhimento em relação às dúvidas, críticas e elogios para o aprimoramento da assistência no estado.

“Hoje contamos com mais de 600 gestores de todo o Piauí, um indicativo importante de que a APS é prioridade para o estado. Nesses dois dias, falaremos sobre as boas práticas na Atenção Primária e contará com a participação efetiva dos municípios. Conseguimos entender que os municípios compreenderam sobre o novo modelo de cofinanciamento, há muitas dúvidas, e esse espaço é para o gestor se sentir bem, questionar, criticar e elogiar”, explicou.

O diretor do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária (Desco) do MS, José Eudes Barroso, destaca que o evento é importante para que possam construir um diálogo entre os órgãos, identificar as fragilidades e potencialidades, para assim, fortalecer a Atenção Primária no estado.

“O seminário é fundamental para que consigamos dialogar com os municípios, com a Sesapi, e fortalecer cada vez mais a APS, com diálogos com gestores, trabalhadores. É importante identificar as necessidades de cada local do Piauí, com suas potencialidades, fragilidades, para que possamos avançar e alcançar os melhores resultados nesse processo de fortalecimento”, afirmou.

Já o apoio descentralizado da APS do MS no território, Marcelo Almeida, comenta que todas as ações realizadas entre o Ministério, estado e municípios, são importantes para a prevalência de uma assistência primária de qualidade e parabeniza ao número de gestores, coordenadores e profissionais envolvidos no evento para discutir o tema.

“Estamos felizes com o seminário promovido pelo MS, todas essas ações fazem com que os munícipes e a população consigam ter todos os serviços da APS chegando ao território. O MS entra com o apoio e financiamento, o estado com apoio e monitoramento e os municípios com a execução das ações no território. Para nós, é fundamental e nos deixa feliz um auditório repleto de pessoas com todos os municípios presentes, pois faz com que a chama da defesa pelo SUS continue acesa e sempre prosperando”, concluiu.