logo_cosemspi

Eliminação da transmissão vertical do HIV e sífilis é discutida em Seminário com profissionais de saúde dos municípios

  Data e Hora: 06/12/2024 15:41:41

Em alusão ao Dezembro Vermelho, aconteceu, nesta sexta-feira (6), o Seminário de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis, evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). A ação contou com a presença do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) com o objetivo de fortalecer os esforços para que o Piauí alcance o selo de erradicação da transmissão vertical dessas doenças.

Presente na mesa de abertura, a presidente do Cosems-PI e secretaria municipal de saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, enfatizou a relevância do papel da Atenção Primária em Saúde (APS) no combate à sífilis congênita e HIV e na redução dos índices de mortalidade materna no Piauí. “Espaços de formação como esse são de extrema importância para os profissionais de saúde de nossos municípios porque são eles que estão lá na ponta atendendo a população. Precisamos seguir assim para que a gente tenha um diagnóstico precoce, para que Evangelina Rosa não seja sobrecarregada e, principalmente, para que possamos salvar vidas”, ressaltou.

A transmissão vertical da sífilis ocorre quando a infecção é passada de uma gestante para recém-nascido, podendo acontecer durante a gestação, no parto ou pela amamentação. No evento, a diretora-geral da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), Carmen Viana, explicou que “quando a doença é detectada de forma mais precoce possível, ainda durante pré-natal, nós fortalecemos a prevenção desse agravos, diminuímos os indicadores da sífilis congênita e isso, consequentemente, reduz os índices de mortalidade materna”, pontuou.

O seminário destacou, ainda, questões relacionadas ao fortalecimento da Atenção Básica, com ênfase na Vigilância Epidemiológica, no manejo clínico de gestantes e recém-nascidos afetados por HIV e sífilis, além de abordar o panorama atual da saúde no Piauí.