logo_cosemspi

Saúde confecciona e distribui Caderneta da Criança em Oeiras

  Data e Hora: 19/09/2018 10:17:14

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das coordenações de Saúde da Criança e Imunização, confeccionou e distribuiu nesta segunda-feira, 17, a Caderneta da Criança para todas as equipes da Atenção Básica do município de Oeiras. A Caderneta de Saúde da Criança é um documento importante para acompanhar a saúde, crescimento e desenvolvimento da criança do nascimento até os 9 anos de idade.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança, Rayssa Tôrres, há alguns meses o material deixou de ser disponibilizado pelo Governo Federal.  “Entendendo a necessidade de um adequado acompanhamento da criança nas consultas de puericultura e uma avaliação apurada do crescimento e desenvolvimento da criança do município, a caderneta foi organizada mediante principais aspectos do crescimento e desenvolvimento da criança e reúne o registro dos mais importantes eventos relacionados à saúde infantil tais como avaliação do perímetro cefálico, avaliação do peso, avaliação do comprimento, vacinação, suplementação de vitamina A e ferro, dados sobre a saúde bucal, alimentação, registro da história neonatal”, explica Rayssa Tôrres.

A coordenadora do Programa de Imunização, Katharine Dantas, informa que a Caderneta traz também inovações que não são contempladas na caderneta do Ministério da Saúde. “Nossa Caderneta traz inovações como o espaço para registros das orientações prestadas pelo Agente Comunitário de Saúde nas visitas domiciliares; o agendamento das próximas consultas, o que facilita os pais e responsáveis no conhecimento da data e profissional responsável pela mesma; e um calendário de vacinação orientando os profissionais sobre as dosagens de cada vacina, esquema vacinal até 04 anos de idade, a via e local de administração de cada vacina, o que auxilia os profissionais durante o processo de imunização”, destaca a coordenadora.

A Caderneta é destinada a todos os nascidos e residentes no município e está baseada em ações de acompanhamento e promoção da saúde, inclui-se como estratégia privilegiada nas políticas de redução da morbimortalidade infantil.

Fonte: Oeiras