logo_cosemspi

Vale do Canindé cria comissões para debater problemas do território em reunião da CIR

  Data e Hora: 26/08/2022 12:58:45

O território Vale do Canindé realizou, após finalização da oficina do Planejamento Regional Integrado (PRI), a reunião mensal da Comissão Intergestores Regionais (CIR), no municipio de Oeiras. O encontro teve a participação de técnicos e gestores que fazem parte do território, da Apoiadora Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piaui (Cosems-PI), Socorro Moura e da Diretora de Planejamento de Planejamento, Ana Maria Eulálio Menezes Amorim, que fez contribuições importantes nas discussões.

Na oportunidade, os presentes discutiram os problemas apresentados durante os três dias de oficina, formando, entre si, três comissões que ficarão responsáveis por analisar e propor possíveis soluções para as dificuldades levantadas.

A primeira comissão cuidará da regulação da Programação Pactuada Integrada (PPI) e Regulação, um processo instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), onde são definidas e quantificadas ações de saúde para a população residente em cada território. A segunda comissão ficará responsável por acompanhar a Rede de Atencão Materno-Infantil, como forma de garantir às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério.

O foco da terceira comissão criada no encontro será a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que é um instrumento do SUS para o cuidado integral à saúde mental. A expectativa é que cada um desses grupos busque as principais dificuldades dos gestores e consiga, através de análise, apontar soluções.

Além de desdobramentos do PRI, a reunião da CIR também abriu espaco para informes do Cosems-PI sobre os Instrumentos de Planejamento, os resultados do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde do ano de 2021 e informes gerais.