logo_cosemspi

Primeiro dia do “Acolhimento aos Gestores do SUS no Piauí” reúne mais de 200 municípios em Teresina

  Data e Hora: 06/02/2025 09:30:29

Com a presença de representantes de mais de 200 municípios, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) iniciou, nesta segunda-feira (5), o Acolhimento aos Gestores do SUS no Piauí e Assembleia Geral, realizado em Teresina até manhã. O evento tem como objetivo fortalecer a gestão da saúde no estado e promover o aprimoramento das práticas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e especialistas renomados, como Hisham Hamida, presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), que parabenizou a iniciativa do Cosems-PI. “No Piauí, temos quase 70% de renovação dos secretários. Quero parabenizar o Cosems por essa iniciativa. É muito importante para os secretários que estão começando agora, ou mesmo para os que continuam, buscar essa atualização sobre temas como a responsabilidade dos gestores, a regionalização da saúde e o financiamento. Isso traz segurança para que possam aplicar as informações adquiridas para melhorar a qualidade de vida da população em seus municípios”, afirmou.

A programação do evento contou com mesas redondas sobre temas fundamentais para a eficiência da saúde pública municipal, como Regionalização e Governança no SUS, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, e Assistência Farmacêutica.

Uma das palestras de destaque foi sobre a Atenção Primária, com Grace Rosa, representante da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. “Estamos investindo na reestruturação da Saúde da Família, com foco em qualificar o cuidado, aumentando a cobertura e garantindo um financiamento mais robusto”, explicou, destacando a atuação das equipes multiprofissionais, ações de saúde bucal e destinadas à promoção da saúde no campo.

Roniel Paixão, secretário municipal de Saúde de São José do Peixe, também frisou a importância do evento: “Aqui estamos, como representantes da região dos Rios Piauí e Itaueira, para fortalecer a saúde e o SUS em nosso município, e parabenizo a presidente Leopoldina Cipriano pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo no fortalecimento da gestão da saúde”.

A presidente do Cosems-PI e secretária municipal de saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, ressaltou a relevância do Acolhimento como um espaço de aprendizado e troca de experiências. “Nosso compromisso é fortalecer a gestão municipal, garantindo que os secretários tenham o suporte necessário para enfrentar os desafios do SUS e promover uma saúde de qualidade para a população”, destacou.

Programação
O Acolhimento disponibiliza, ainda, um amplo espaço de apoio à gestão, que permite aos participantes se atualizarem sobre importantes programas do SUS, como Mais Médicos, Telesaúde, Piauí Saúde Digital e a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), além de oferecer um ambiente para discussões sobre os desafios e avanços na saúde pública do estado.

O evento também incluiu a Assembleia Geral do Cosems-PI, que ofereceu um momento de prestação de contas aos gestores municipais de saúde.