logo_cosemspi

Macrorregião Semiárido recebe Novo Hospital Regional de Picos

  Data e Hora: 03/07/2024 09:14:40

Em Picos, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta sexta-feira (28), da inauguração do Novo Hospital Regional de Picos que, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), atenderá mais de 600 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Macrorregião Semiárido.

A fim de garantir a qualidade do acesso dos pacientes, a obra do hospital é fruto de debates entre estado, municípios e União nos espaços pactuação. O início dos atendimentos na unidade acontecerá de forma gradativa no próximo mês de julho.

A estrutura do hospital é composta por três pavimentos onde conta com 206 leitos de internação, 20 leitos de UTI adulto, hemodinâmica, ambientes de apoio técnico, radiologia com ressonância magnética e tomografia, administração e auditório.

A presidente do Cosems-PI e secretária municipal de saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, destacou a importância do hospital para os municípios que compõe o Semiárido. “É mais avanço para municípios daqui, desta região, que há tanto tempo necessita de mais especialidades. Nossa expectativa é de que o hospital atenda toda a demanda dos usuários, o que é nossa prioridade”, frisa.

Para o secretário de estado da Saúde, Antônio Luiz Soares, o Novo Hospital Regional de Picos é um marco para a saúde pública da Macrorregião contemplada. “O Novo Hospital Regional de Picos é um importante avanço na qualidade e celeridade dos serviços de saúde dos pacientes da região”, aponta.

Levar a mesma qualidade de serviços de saúde de Teresina ao interior do Piauí é o foco do Governo do Estado do Piauí. É o que afirma Rafael Fonteles, governador do Piauí. “Saúde é prioridade. E nós temos trabalhado para que o interior do nosso estado tenha a mesma qualidade de acesso que a capital. Porque quando se trata de doença, as pessoas necessitam do melhor para seu ente”, salientou.