logo_cosemspi

Em Uruçuí, Cosems-PI, HAOC, Sesapi e MS realizam oficinas sobre estratégias para fortalecer as redes de saúde na região

  Data e Hora: 24/10/2024 20:37:52

Investir na qualificação dos processos de comunicação das redes de saúde e qualificar o cuidado em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) foi o objetivo da oficina sobre o projeto “Saúde e Redes: Estratégias para o Fortalecimento da Regionalização, da Gestão e do Cuidado em Rede em Municípios de Pequeno Porte”, evento realizado, nesta quinta-feira (24), pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) em parceiria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), no município de Uruçuí.

No encontro, representantes do HAOC apresentaram o projeto, realizaram trabalhos em grupos e debateram estratégias de construção coletiva. Participaram do evento gestores municipais de saúde, profissionais de saúde e a secretaria-executiva do Cosems-PI, Goretti Pereira.

Maura Sobreira, consultora do Projeto Saúde e Redes do HAOC, destacou a relevância da oficina para a região. “O projeto Saúde e Redes vem na perspectiva de fortalecer a governança regional, o planejamento e as redes de Atenção à Saúde a partir do conhecimento da importância dos municípios de pequeno porte, trabalhando a qualificação desses atores na perspectiva da regionalização, na identificação das prioridades sanitárias a nível municipal, regional e da construção de planos de fortalecimento das redes”, explicou.

Para o diretor do Cosems-PI e secretário municipal de saúde de Ribeiro Gonçalves, Gean Teixeira, a capacitação será essencial no dia a dia das Secretarias Municipais de Saúde da Região de Saúde Tabuleiro do Alto Parnaíba. “Trabalhamos as experiências dos municípios com a intenção de unificar, de padronizar, de tornar mais fácil uso desses instrumentos no dia a dia dos profissionais de saúde dos municípios”, destacou.