logo_cosemspi

Cosems-PI promove reunião técnica com Ministério da Saúde e municípios para orientar implementação do Programa Mais Especialistas

  Data e Hora: 14/11/2025 15:57:13

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) realizou, nesta quinta-feira (13), uma agenda técnica com gestores municipais e representantes do Ministério da Saúde trazendo como pauta a implementação das Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) do Programa Mais Acesso a Especialistas.  A reunião contou com a presença de Rodrigo Alves Torres Oliveira, diretor do Programa Agora Tem Mais Especialistas, que veio a Teresina para dialogar com os municípios e esclarecer dúvidas sobre a execução do programa no estado. 

Durante a manhã, Rodrigo Oliveira realizou a apresentação do programa na Escola de Gestão e Controle do TCE-PI e contou com a participação da equipe do Cosems-PI, da superintendente estadual do Ministério da Saúde no Piauí, Antônia Maria de Sousa Leal, de representantes da Sesapi e de gestores dos municípios que já aderiram às OCIs e ao Programa Mais Especialistas.

A presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, destacou que a presença do Ministério da Saúde é fundamental para fortalecer a execução das OCIs nos territórios: “Temos desafios de efetivar as OCIs no Piauí, e a diretoria do Cosems-PI trouxe o Rodrigo Oliveira justamente para esclarecer dúvidas e garantir que as OCIs funcionem de forma efetiva. Nosso objetivo é apoiar os municípios para executar esse componente com segurança e eficiência”, afirmou.

Rodrigo Oliveira reforçou que a visita ao Piauí foi pensada para oferecer suporte direto às gestões municipais: “A gente conseguiu dialogar com gestores municipais e estaduais, fazer uma ampla apresentação sobre o programa e debater no detalhe como ampliar o acesso ao atendimento especializado no Piauí para reduzir o tempo de espera ao povo do estado”.

Durante a tarde, o Cosems-PI também promoveu uma reunião, junto ao diretor do Programa Agora Tem Mais Especialistas, com representantes de hospitais privados e filantrópicos. Esses estabelecimentos podem contribuir para ampliar a oferta de consultas e cirurgias no SUS por meio do componente de crédito financeiro do programa. Esse mecanismo permite que hospitais privados atendam pacientes regulados pelos municípios e, em troca, utilizem esses atendimentos para renegociar dívidas federais. A participação dos hospitais privados busca complementar a capacidade do SUS, garantindo mais acesso e reduzindo a demanda reprimida, especialmente nas especialidades de maior procura.