logo_cosemspi

Cosems-PI participa da 53ª Reunião Extraordinária da CIB em parceria com o Maranhão

  Data e Hora: 07/10/2025 08:59:11

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou, na manhã desta segunda-feira (06), da 53ª Reunião Extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI), realizada de forma conjunta com a CIB do Maranhão (CIB-MA). O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ), em Teresina, e contou com a presença do secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira, representantes da CIB do Piauí e do Maranhão, gestores municipais e membros da diretoria dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde de ambos os estados.

Entre os principais temas discutidos, destacou-se a rede de urgência e emergência interestadual, no âmbito dos atendimentos realizados nos hospitais de Teresina e nos demais municípios piauienses a pacientes provenientes do Maranhão. A discussão teve como objetivo alinhar estratégias que garantam o acesso regulado, promovam a compensação adequada entre os estados e assegurem a continuidade do atendimento, evitando a sobrecarga da rede municipal e estadual de saúde piauiense.

Ficou definido que será criada uma comissão técnica responsável pela elaboração do instrumento de pactuação entre os entes envolvidos. Também foi proposta a implantação de uma câmara de compensação financeira, com reuniões a cada três meses, visando a realização de acertos de contas de forma transparente e organizada.

A presidente do Cosems-PI e também presidente da Fundação Municipal de Ssaúde de Teresina, Leopoldina Cipriano, reforçou a importância de garantir a disponibilidade contínua de leitos de retaguarda nos hospitais estaduais, assegurando suporte aos casos de urgência e emergência encaminhados pela rede municipal. “Estamos avançando nas negociações, com entendimento entre as partes sobre a necessidade de compensar Teresina pelos atendimentos realizados em diversas especialidades, especialmente para pacientes oriundos de municípios maranhenses, com destaque para Timon”, destacou.

Para o Cosems-PI, a participação ativa na reunião reforça o compromisso com a construção coletiva e integrada das políticas públicas de saúde, buscando soluções que beneficiem não apenas Teresina, mas todos os municípios piauienses que utilizam a rede assistencial como referência. O Conselho reafirma que a CIB é um espaço de pactuação estratégica entre Estado e municípios, com foco no fortalecimento do SUS.