logo_cosemspi

Vice-presidente do Cosems-PI participa do lançamento do Vacina Mais Brasil, em Brasília

  Data e Hora: 30/06/2022 16:43:45

Entre os dias 28 e 29 de junho, a Vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais do Estado do Piauí (Cosems-PI), Leopoldina Cipriano, cumpriu agenda institucional em Brasília (DF) para tratar de demandas da saúde pública do Piauí.

Na terça-feira (28), a gestora, o Prefeito de Caraúbas do Piauí, João Coelho de Santana, e a Secretaria Municipal de Saúde, Silvana Silva, visitaram o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para discutir pautas que estavam bloqueadas no município. Foi também realizada uma audiência com a Coordenação Nacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para debater os serviços de urgência e emergência no Estado do Piauí.

Em discussão com área técnica do Conasems sobre Assistência Farmacêutica, foi destacada a importância do Sistema Hórus e do Qualificar SUS na gestão de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde.

Já na manhã de quarta-feira (29), a Vice-presidente participou do lançamento da campanha Vacina Mais Brasil, que visa ampliar a campanha de incentivo à vacinação no país. O projeto tem como finalidade reforçar o trabalho dos gestores e trabalhadores da saúde em relação à vacinação da população, tendo em vista os baixos índices de pessoas vacinadas com os imunizantes obrigatórios oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A mobilização busca sensibilizar a população em manter as vacinas em dia e, principalmente, as vacinas contra Covid-19 e Influenza”, destaca.

O encontro foi realizado na Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), contando com a presença de autoridades da área da saúde que ressaltaram a necessidade da imunização e das campanhas em prol da vacinação.

Finalizando a agenda, à tarde a gestora, juntamente com a Diretoria do Conasems, participou da definição das pautas que devem ser debatidas na Comissão Intergestora Tripartite (CIT).