logo_cosemspi

Reunião define remanejamento de 800 cirurgias de catarata para o Sul do Estado

  Data e Hora: 14/06/2022 08:50:11

Com o objetivo de dar continuidade à pauta sobre a realização de mutirões de catarata nas Regionais de Saúde discutida em encontro da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) na última semana, foi realizada, nesta segunda-feira (13), reunião entre o Conselho de Secretarias Municipais de saúde do Piauí (Cosems-PI) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) para pactuar uma proposta sobre o assunto. Durante o encontro, foi definido o remanejamento de 800 cirurgias de catarata para o Sul do Estado.

Participaram da reunião, a presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira; a Vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano; a Consultora do Cosems-PI, Socorro Candeira; a Secretária Executiva do Cosems-PI, Goretti Pereira; além do técnico da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), da Sesapi, João Vitor Barbosa.

Iniciando a reunião, João Vitor Barbosa apresentou uma contraproposta à apresentada durante a CIB, na qual propôs um remanejamento da quantidade de cirurgias: a região de saúde do território Tabuleiros do Alto Parnaíba, que anteriormente realizaria 178 cirurgias, passaria para 222 cirurgias; Serra da Capivara, passaria de 688 cirurgias para 800; Chapada das Mangabeiras, de 841 cirurgias para 1000; e Vale do Rio Guaribas, de 1.897 passaria para 2.201 cirurgias de catarata.

Com relação à Chapada das Mangabeiras, a Consultora do Cosems-PI, Socorro Candeira, alertou: “Sempre temos que olhar a cirurgia eletiva como um filme — olhar pra trás e ver o que está acontecendo nos últimos anos em termos de oferta. A Chapada das Mangabeiras é a região mais sacrificada entre todas, tem 7% da população de idosos e a que menos recebeu procedimento de catarata”, disse.

A proposta apresentada pela Sesapi foi pactuada pelo colegiado presente na reunião. “Se essa distribuição pudesse ser feita para todos, seria muito bom. Com relação à proposta inicial, com o redirecionamento para outras regiões, foi justo”, disse a presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira.