logo_cosemspi

Durante CIR, gestores da região Tabuleiros Alto Parnaíba relatam falta de resolutividade do Hospital de Uruçuí

  Data e Hora: 29/06/2022 10:13:42

Nesta terça-feira (28), os integrantes da Comissão Intergestores Regional (CIR) do território Tabuleiros Alto Parnaíba participaram de reunião para discutir demandas referentes à saúde da região. Entre os temas, esteve a discussão sobre o atendimento a pacientes de outros municípios no Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde (HRSDA), em Uruçuí.

Em relação ao tema, os gestores relataram a falta de resolutividade do hospital, que acarreta no encaminhamento da maioria dos pacientes de volta aos municípios de origem sem o atendimento necessário. “Desse modo, nós temos que cuidar aqui dos pacientes; às vezes conseguimos dar um bom suporte, mas tem coisas que não conseguimos, porque temos apenas Atenção Básica”, destaca Jamilla Martins, Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Antônio Almeida.

“Em termos estatísticos, 80% dos pacientes referenciados para Uruçuí para um tratamento clínico ou que exige hospitalização retornam para o município sem ter atendimento resolutivo ou são enviados para outros locais, a exemplo de Floriano”, ressalta Higor Blener, médico da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Antônio Almeida.

O Diretor do HRSDA, Patrick Costa, evidenciou, na oportunidade, que alguns procedimentos não são realizados pela instituição pela falta de profissionais para atender a demanda dos municípios como, por exemplo, a falta de médicos anestesiologistas. O gestor apresentou, ainda, o Mutirão do Bem, projeto do Governo do Estado que visa dar vazão à demanda reprimida de cirurgias nas regiões de saúde do Piauí.

Na reunião, foram tratados, também, temas como o mutirão de cirurgias oftalmológicas que será realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Sobre o mutirão, João Victor Barboza, Técnico da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), da Sesapi, destacou que, na região Tabuleiros Alto Parnaíba, serão realizadas 300 cirurgias de catarata, com previsão para o mês de agosto.

O coordenador da CIR, Gean Teixeira, SMS de Ribeiro Gonçalves, avalia como positiva a reunião para a saúde pública na reunião. “Tem uma importância enorme por tratarmos de temas mais pertinentes a nossa realidade, como o Mutirão de Catarata, dado à demanda que é gritante; alinhar junto ao Hospital Regional de Uruçuí uma forma de conversa com as equipes de saúde no atendimento aos pacientes dos outros municípios, uma vez que os episódios de mau atendimento são constantes”, afirma.

Na reunião foram definidos os seguintes encaminhamentos:

1. Sesapi irá repassar previamente as datas das consultas pré-operatórias para o mutirão de cirurgia oftalmológica na região;
2. Os municípios devem atualizar no link enviado pelo HRDSA a demanda reprimida para atendimento em pediatria, cardiologia e ortopedia, na intenção de aumentar o quantitativo de vagas para a região junto à Sesapi.