logo_cosemspi

Cosems-PI participa do lançamento de Mutirão de Cirurgias Eletivas para 2022

  Data e Hora: 30/06/2022 09:15:20

Foi lançado, nesta quarta-feira (29), o Mutirão de Cirurgias Eletivas referentes ao ano de 2022, em solenidade no Palácio de Karnak. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participou do evento, que contou com a presença da Governadora do Piauí, Regina Sousa, e de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

A aprovação do mutirão aconteceu durante reuniões da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), da qual o Cosems-PI faz parte, e onde foram pactuados os valores destinados às Regionais de Saúde para a realização dessas atividades.

Dira Santos, Diretora do Cosems-PI, juntamente com o Secretário Estadual de Saúde, Neris Júnior

Para este ano, estão programadas 15 mil consultas oftalmológicas e 12 mil cirurgias de catarata. Estas ações devem atender as 11 Regiões de Saúde, 223 municípios e quatro macrorregiões do Piauí. Serão realizadas 1.800 cirurgias de catarata na Região de Saúde Cocais; 1.000 na Planície Litorânea; 300 no Tabuleiro do Alto Parnaíba; 800 na Serra da Capivara; 1.100 na Chapada das Mangabeiras; 1.134 no Vale dos Rios Piauí e Itaueira; 1.500 no Entre Rios; 935 Carnaubais; 562 no Vale do Canindé; 669 Vale do Sambito; 2.201 Vale do Guaribas.

A Secretária Municipal de Saúde de Olho D’água do Piauí e Diretora do Cosems-PI, Dira Santos, ressaltou a importância do mutirão para reduzir o tempo de permanência dos usuários nas listas de espera por cirurgias eletivas. “Isso vai beneficiar aquelas pessoas que estão aguardando e facilitar o acessos de outras que não podem ter acesso a esse sistema por conta do congestionamento”, afirma.

É previsto que os procedimentos oftalmológicos sejam executados no decorrer de todo o segundo semestre de 2022, atendendo, de forma prioritária, a população idosa e as pessoas com maior tempo no Sistema de Regulação Estadual (HYDRA). Desse modo, o mutirão deve acontecer em três etapas: consulta, cirurgia e pós-operatório.