logo_cosemspi

Cosems-PI participa de capacitação sobre o peticionamento no Sistema Eletrônico de Informação (SEI)

  Data e Hora: 14/06/2022 17:22:36

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta terça-feira (14), de um treinamento promovido pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) para esclarecer dúvidas de gestores e técnicos municipais de saúde sobre os protocolos usados no Sistema Eletrônico de Informação (SEI). O SEI é uma ferramenta que permite a produção, a edição, a assinatura e o trâmite de documentos administrativos de forma integralmente digital.

Representantes da FMS apresentaram as ferramentas e funcionalidades do SEI e também esclareceram dúvidas levantadas pelos presentes. A chefe do núcleo de Órteses e Próteses da Diretoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (DRCAA/FMS), Kaline Castelo Branco, foi uma das responsáveis pela apresentação do sistema e ressaltou a relevância da informatização das gestões municipais. “O peticionamento eletrônico é uma forma de gestão administrativa dos processos que visa à redução de despesas, do gasto com papéis, além de oferecer maior visibilidade e transparência às ações da administração pública”, explica.

Presente ao evento, a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde Oeiras, Auridene Moreira, ressaltou o papel da entidade como colaboradora nas ações que buscam a melhoria do desempenho dos órgãos de saúde. “Nós nos colocamos nessa posição para levantarmos qualquer tema, qualquer assunto, de acordo com a realidade de cada municípios”, disse. A gestora também destacou a *expressiva participação de técnicos e gestores das secretarias municipais de saúde no treinamento.

A Coordenadora de Atenção Básica do município de Francinópolis, Amparo Oliveira, participante do Seminário, avaliou o evento como positivo esalientou a relevância das temáticas tratadas. “Acredito que com essa explanação iremos conseguir melhorar ainda mais a qualidade dos serviços que ofertamos”, destaca.

SEI
O SEI é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, que tem como algumas de suas principais características: a comunicação de novos eventos em tempo real; e atuação simultânea de várias unidades em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades.