logo_cosemspi

Cosems-PI participa da 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental no Piauí

  Data e Hora: 17/06/2022 17:08:02

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta sexta-feira (17), da 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental do Piauí. As discussões foram voltadas para a busca por avanços e garantias da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura do evento contou com a presença da Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, além de representantes da Secretaria do Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) e do Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI).

Eventos preliminares à Conferência Estadual foram realizados desde o início do ano nas Regionais de Saúde do Piauí, com a promoção de palestras e debates sobre saúde mental nos municípios piauienses.

Durante a Conferência, gestores e usuários tiveram a oportunidade de debater melhorias necessárias ao aprimoramento do serviço oferecido nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e sobre a atuação dos manicômios no Piauí.

A Vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, destacou a importância do encontro para o avanço dos serviços prestados à saúde mental no Estado. “O intuito é reduzir as fragilidades da saúde mental e compreender quais são as principais necessidades dos municípios”, afirma.

Programação
A programação da 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental segue acontecendo nesta tarde. Os palestrantes abordarão impactos na saúde mental com a pós-pandemia, a garantia dos serviços de saúde mental, entre outros assuntos. Neste sábado (18), a conferência será encerrada com a apresentação de propostas levantadas pelos órgãos competentes.