O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participou de reunião virtual, nesta terça-feira (21), com representantes da Divisão de Fiscalização Especializada da Saúde (DFESP II), do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), para tratar sobre a elaboração, a submissão ao sistema DIGISUS e a aprovação dos instrumentos de gestão construídos pelas Secretarias Municipais de Saúde. Na ocasião, as entidades firmaram parceria para apoio às gestões em relação a estas ferramentas de planejamento e transparência.
Sobre o tema, a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretaria Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, expôs aos membros do TCE-PI informações acerca do Projeto Apoiador, que é uma parceria entre a Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Ministério da Saúde, via Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com o objetivo de orientar e prestar assistência aos gestores municipais acerca de temáticas referentes à saúde pública.
“O Cosems tem uma capilaridade muito grande, nós estamos nas 11 regiões do Piauí todos os meses; mesmo no período da pandemia, nós não paramos um único mês sem ter um diálogo muito próximo com os gestores. Temos avançado muito mais nesse processo através do Conasems e do próprio Cosems”, enfatizou Leopoldina Cipriano.
A Auditora Geysa Sá, chefe do DFESP II, ressaltou a importância das ações do setor para a melhoria da saúde pública no estado. “Nós temos a concepção de que o Tribunal só olha as contas, só julga, só multa, mas não é a nossa razão de ser. Nós queremos entender e colaborar no que for possível. E é justamente por isso que chamamos vocês, porque um dos nossos temas principais é o planejamento”, afirmou.
Em relação à situação dos instrumentos de gestão no Piauí, o Auditor de Controle Externo do TCE/PI, Felipe Pandolfi Vieira, apresentou dados atualizados sobre a elaboração, a submissão ao sistema DIGISUS e a aprovação dessas ferramentas pelas gestões municipais de saúde. “O principal objetivo aqui é romper com essa cultura da dificuldade do planejamento, para que as ações de saúde sejam, realmente, planejadas conforme a situação de cada município”, evidenciou.
A Coordenadora Estadual do Projeto Apoiador, Socorro Candeira, apontou, na oportunidade, as ações realizadas pelo apoio institucional do Cosems-PI voltadas aos instrumentos de gestão. “A nossa estratégia principal para o ano de 2022 foi pautar prioritariamente este tema nas reuniões de CIR. Todos os meses as apoiadoras apresentam a situação de cada município”, destacou.
Durante a reunião, foi definida a participação de representantes da Divisão, como ouvintes, nas próximas reuniões de CIR para acompanhar junto ao Cosems a discussão sobre os instrumentos de gestão.
Instrumentos de gestão
São ferramentas que garantem a efetividade do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os seus níveis de atuação. Os instrumentos de gestão são definidos por Lei e devem ser elaborados pelas gestões seguindo uma sequência que compõem um processo cíclico de planejamento.
Entre estas ferramentas, estão os Planos de Saúde, as Programações Anuais e os Relatório de Gestão, que devem ser submetidos, seguindo um cronograma do Ministério da Saúde, no sistema DIGISUS.
Durante CIR, gestores da região Tabuleiros Alto Parnaíba relatam falta de resolutividade do Hospital de Uruçuí Data/Hora: 29/06/2022 10:13:42 |
Telemedicina: CIR Vale dos Rios Piauí e Itaueira discute adesão dos municípios da região ao TeleNordeste Data/Hora: 23/06/2022 18:27:58 |
Cosems-PI participa da 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental no Piauí Data/Hora: 17/06/2022 17:08:02 |
Cosems-PI participa de capacitação sobre o peticionamento no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) Data/Hora: 14/06/2022 17:22:36 |
Reunião define remanejamento de 800 cirurgias de catarata para o Sul do Estado Data/Hora: 14/06/2022 08:50:11 |
Leia todas as notícias |
---|