logo_cosemspi

CIR Vale do Canindé discute instrumentos de gestão com participação do TCE-PI

  Data e Hora: 30/06/2022 11:42:01

Os integrantes da Comissão Intergestores Regional (CIR) do Vale do Canindé realizaram, nesta quarta-feira (29), reunião ordinária desta instância colegiada. Na oportunidade, representantes da Divisão de Fiscalização Especializada da Saúde (DFESP II), do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), participaram do encontro para tratar sobre a situação dos municípios desse território em relação aos instrumentos de gestão.

Em sua fala, a Auditora Geysa Sá, chefe do DFESP II, destacou a importância da parceria com o Cosems-PI para o avanço na elaboração, submissão ao DIGISUS e aprovação de instrumento de gestão pelos municípios piauienses. “A proposta da nossa divisão não é só discutir contas, queremos essa aproximação com os gestores para fazermos acompanhamento, avaliação e controle das políticas públicas”, disse.

Na ocasião, o Auditor de Controle Externo do TCE/PI, Felipe Pandolfi Vieira, apresentou dados atualizados sobre a situação dos municípios da região em relação aos instrumentos de gestão e explicou a proposta da parceria do TCE-PI com Cosems-PI em relação a essas ferramentas de planejamento. “Nosso objetivo é chegar ao fim do ano com os 224 municípios com os planos de saúde aprovados e lançados no sistema”, explicou.

A Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, apresentou aos presentes informações sobre o Planejamento Regional Integrado (PRI), que é um processo de regionalização dos serviços de saúde com base nas necessidades de cada território. “Dentro da discussão do PRI no Piauí, uma das etapas para o avanço desse planejamento é a consolidação e inclusão desses instrumentos de gestão no sistema”, destacou, convidando, ainda, os representantes da DFESP II para participar das oficinas presenciais do PRI nas regiões.

Sobre o tema, a Apoiadora do Cosems-PI, Socorro Moura, enfatizou a discussão que acontece mensalmente na CIR, sendo uma pauta fixa, definida pela Coordenação Estadual do Apoio.

Durante a reunião, foi apresentado ainda dados dos mutirões de cirurgias eletivas e de catarata que serão realizados no território em 2022. De acordo com João Victor Barboza, Técnico da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está prevista a realização de 900 cirurgias eletivas e 562 cirurgias oftalmológicas na região.

Na oportunidade, foram discutidas informações acerca do Programa Previne Brasil, do Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, do Banco de Preços em Saúde e sobre a vigilância e controle das arboviroses.

Em relação ao Previne Brasil, Socorro Moura destacou os resultados da região no primeiro quadrimestre de 2021, enfatizando os que tiveram bons resultados e propondo reuniões com os demais para a melhoria dos resultados.