logo_cosemspi

CIR Entre Rios: Sesapi apresenta Plano de Saúde Mental do Estado

  Data e Hora: 30/06/2022 16:59:57

Nesta quinta-feira (30), a Comissão Intergestores Regional (CIR) Entre Rios realizou reunião ordinária para discutir o Plano de Saúde Mental do Estado e o planejamento de capacitação sobre a organização dos macroprocessos da atenção ambulatorial na nova Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Sobre o Plano de Saúde Mental do Estado, a Gerente de Saúde Mental do Estado, Virgínia Pinheiro, apresentou a necessidade de atualização do documento, levantando discussões acerca de propostas pleiteadas pelos municípios da Regional de Saúde Entre Rios e a posição do Ministério da Saúde quanto ao cenário atual da saúde mental nas regiões. “Reforço a importância da atualização das pactuações realizadas nos territórios, discussão sobre a Rede de Saúde Mental dos municípios e as propostas pleiteadas”, destacou.

Na oportunidade, a Assessora da Presidente da Comissão de Transição da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Íris Amaral, explicou o planejamento de capacitação referente à organização dos macroprocessos da atenção ambulatorial especializada da unidade. “Vai ter uma equipe multiprofissional com assistente social, psicólogo e outras especialidades médicas. Toda gestante vai ter um plano de cuidado; na primeira consulta ela vai passar por uma equipe e, a partir daí, vai ser feito um plano de atenção para aquela gestante”, pontua.

A Coordenadora da CIR e Secretária Municipal de Olho D`água do Piauí, Dira Santos, ressaltou a importância da reunião para as gestões municipais e a necessidade da participação de todos os gestores do território. “Nós, como secretários, devemos fortalecer a nossa CIR, temos que ser mais participativos em nossas reuniões”, afirma.

Devido à ausência de alguns membros do colegiado, as pautas apresentadas pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) foram adiadas para uma reunião extraordinária que deve ser decidida entre os gestores. O Conselho de Secretárias Municipais do Estado do Piauí (Cosems-PI), ao final do encontro, apresentou informações relacionadas à gestão municipal de saúde, como o lançamento do Vacina Mais Brasil, projeto que visa ampliar a vacinação no país.