logo_cosemspi

CIR Chapada das Mangabeiras e Sesapi discutem a realização de consultas e exames no território

  Data e Hora: 01/07/2022 18:19:00

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) recebeu, nesta sexta-feira (1°), o Secretário de Estado da Saúde, Antônio Neris Júnior, para discutir com os integrantes da Comissão Intergestora Regional (CIR) da Chapada das Mangabeiras o acesso a exames e consultas especializadas no território.

Durante as discussões, os gestores apresentaram os problemas dos municípios do território, como a escassez de médicos especialistas e a falta de acesso a consultas e exames de tomografia e mamografia nas redes de saúde. Também foi pontuado o vazio assistencial na saúde pública e as dificuldades enfrentadas em relação à locomoção de pacientes que buscam serviços de saúde em outras regiões.

A Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, destacou a importância da presença da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para a discussão acerca das demandas levantadas pelos municípios. “Esperamos que através dessa reunião com o Secretário de Saúde possamos conseguir soluções para os municípios”, afirma.

 

Sobre o assunto, o Secretário de Estado da Saúde, Antônio Neris Júnior, ressaltou a necessidade de haver diálogo entre as entidades competentes e os municípios. “Pudemos ouvir demandas e definir algumas medidas para ampliarmos e melhorarmos cada vez mais os serviços de saúde do nosso estado”. O gestor destacou, ainda: “Com esse trabalho conjunto aos municípios, estaremos mais uma vez trabalhando para levar uma assistência de maior qualidade para nossos piauienses”, finaliza.

As solicitações referentes aos problemas na saúde pública da região foram analisadas pelo Secretário de Estado da Saúde que deve apresentar um retorno em uma reunião extraordinária dessa CIR.

Outras pautas

Foram apresentados aos gestores o plano de execução do mutirão de cirurgias eletivas e sua atuação orçamentária no território o Plano de Saúde Mental do Estado, foram abordados também demandas relacionadas aos Indicadores do Previne Brasil e os Instrumentos de Planejamento.